Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Como escolher a minha Bata de Cola?

Nesses anos que estudo e investigo as tendências para a Bata de Cola, vejo que existem várias opções.

Não existe uma fórmula correta, embora algumas bailaoras tenham suas proporções exigidas na hora da confecção.

Batas longas, curtas, redondas, ovaladas, quadradas, peso pluma, peso médio ou pesadas, armadas ou molengas... é isso que se encontra hoje por aí.


Nos cursos que tenho feito, observo bem a bata da professora e seus movimentos e vejo que eles são de acordo com estes critérios acima.

As batas de Inmaculada Ortega são pesadas, grandes e ela consegue perfeitos movimentos.


As batas de Concha Jareño são de peso pluma e ela faz milagres.


Outras batas são mais justas no quadril e outras nem tanto...


Antigamente elas eram apenas usadas para desfilar e não haviam tantos movimentos como hoje.


Portanto, precisa saber o que quer de uma bata para saber como ela será; embora com apenas uma poderá realizar os movimentos sugeridos em um curso lembrando que uns serão ótimos e outros serão difíceis por conta da bata que você tem.
Importantíssimo saber que o forro dela, a parte que dá sustentação pode interferir drasticamente no manuseio. Se ela for totalmente de pano, terá que ter uma habilidade e força muito grande nas pernas para os "desenhos" de movimentos elaborados com a bata. Caso contrário, apenas servirá para "desfilar" em cena jogando para um lado e para o outro. O material mais indicado só é encontrado na Espanha e chamam de "can can", seu nome técnico mesmo é a "tarlatana de nylon". Aqui só tem a de algodão e é usada para armação de noivas. Eu uso outro material... se eu disser darei o pulo do gato!
Com forro em tecido

Usarei as palavras de minha maestra Inma Ortega para definir uma bata:
"Cada bata será única e nunca se repetirá. Precisará se acostumar a cada uma delas e aprender a trabalhar com elas."


Aqui no Brasil tem poucos fabricantes confiáveis além de mim! Abra seu olho! Cuidado com a bata de cola que é uma "saia" com a cauda agregada! Ela não serve para bailar além de ser apenas um enfeite visual. A bata de cola possui modelagem própria. Não é apenas um trapo com babados adaptada numa saia...


Esta foto encotrei na internet...


Escolha a sua...

2 comentários:

  1. Obrigado!!Eu não sabia que aqui no brasil fazia isso a saia com a calda :( eu ia comprar mas agora estou sabendo

    ResponderExcluir

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.